Por quê adotar o Power BI?

Renato Haddad
7 min readNov 14, 2018

--

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft para geração de gráficos e Dashboards, de forma analítica, rápida e simples de se criar. O PBI aceita diversas fontes de dados, seja um arquivo CSV, TXT, Excel, dados de sites da WEB, Azure, todos os bancos de dados existentes, serviços Online, Scripts R, praticamente onde houver dados você poderá usar como fonte do PBI.

fonte de dados do Power BI

Sabemos que criar relatórios em aplicações nem sempre é fácil, porém por mais habilidade que você tenha, ficará limitado aos recursos de programação, seja HTML, bibliotecas de JavaScript, etc, ou visuais de ferramentas prontas no mercado. E, não vamos esquecer que 90% dos relatórios existentes no mercado são criados e gerenciados pelo MS-Excel, isto mesmo, é a ferramenta mais usada no mundo para esta finalidade.

A enorme vantagem do Power BI é que ele é gratuito, existe a versão Power BI Desktop, basta você fazer download em www.powerbi.com e pronto, terá a melhor ferramenta de mercado para criar relatórios gráficos, todos com interação com o usuário, ou seja, qualquer parte dos objetos gráficos são passíveis de selecionar, por exemplo, selecionar uma barra de um gráfico, já filtra todos os demais gráficos.

Outra opção é você criar uma conta no mesmo site citado, tudo gratuito e criar o relatório direto no site, tudo online. No entanto, a vantagem de criar no Power BI Desktop na sua máquina local é que terá todos os recursos da ferramenta, imagine que você vinculou o banco de dados do servidor da empresa, enfim, localmente tudo é melhor. Ao final, basta salvar e publicar o seu relatório (arquivo .pbix) diretamente na sua conta online, isto mesmo, basta um clique no botão Publicar e pronto, o relatório foi pra nuvem da Microsoft, vinculado à sua conta apenas.

Ao publicar um relatório, o mesmo fica disponível somente para você, exceto se outras pessoas do mesmo domínio (suaempresa@com.br) tiverem conta, aí sim, é possível compartilhar o relatório com demais membros do time. E se não tiverem conta, preciso mostrar o relatório a diversas pessoas? Neste caso, você poderá gerar um link público para que qualquer um tenha acesso, isto é simples e fácil, só atente que ficará público.

Gerar link público do relatório

Qual o público alvo do Power BI?

Como desenvolvedor de software e professor de Power BI, muitos pensam que o PBI foi feito para o mundo de aplicativos, para inserir os relatórios em apps WEB e desktop, correto? Errado, o público alvo do PBI é qualquer mercado, ele se aplica a todos os setores, principalmente para quem toma decisões, pois os recursos analíticos embutidos na ferramenta, o ajuda no entendimento de dados.

Recurso de tooltip do PBI

Isto significa que o PBI deve ser usado em áreas como hospitais, vendas, marketing, recursos humanos, financeira, desenvolvimento de softwares, produção, indicadores (KPIs), construção, enfim, em todas as áreas, basta ter dados.

Não podemos esquecer que todas as pessoas que usam o MS-Excel para gerar gráficos e Dashboards já estão babando no Power BI, é inevitável adotarem a ferramenta, pois há recursos de interação com o usuário, diretamente nos gráficos, recurso este que o MS-Excel ainda não tem. Experiência própria, tenho visto muito planilheiros deixarem os dados no Excel e fazendo o visual no Power BI. Isto porque muitos dados consolidados de sistemas são exportados para o MS-Excel, é uma prática comum, consolidada e podem haver macros para automatizar tais tarefas no MS-Excel para diversos cálculos, Enfim, os dados ficam no MS-Excel e gráficos no Power BI. Depois de dominarem a ferramenta, com o tempo pensa-se em trazer os dados diretamente dos sistemas para o Power BI, não mantendo-os mais no MS-Excel. Isto é uma trabalho de análise de transformação de dados, não é tópico deste artigo.

Como que o Power BI trabalha?

Basicamente, você se conecta as fontes de dados ou cria dados diretamente em tabelas internas, monta os gráficos da sua maneira, aplica os estilos, formatações, configura como será a interação com o usuário, salva, publica no Power BI Services (Online, na nuvem) e, caso queira, compartilha com outras pessoas.

Uma vez publicado no Power BI Services, há um recurso que expõe a estrutura de Workspace (espaço de trabalho, subdivisões que você cria para organizar relatórios, por exemplo, vendas, produção, etc), gráficos, fontes de dados através de serviços REST. Isto significa que aplicações WEB, desktop ou móveis podem ler relatórios via API e exibi-los diretamente na sua aplicação. Isto é o que chamamos de Power BI Embedded, ou seja, você tem um ERP que via REST lê as APIs do Power BI e mostra os relatórios dentro do seu ERP. Esta é uma modalidade paga, no site do Power BI você pode simular os recursos e calcular o preço.

Outro recurso fantástico que também é gratuito é instalar a app do Power BI nos celulares (iPhone, Android), basta se logar na sua conta e pronto, todos os relatórios e Dashboards estarão disponíveis no celular, com uma interface invejável.

Uma pergunta que muitos me fazem: Devo importar e trabalhar os dados dentro do Power BI, como faço no MS-Excel? A resposta é depende. O Power BI tem o recurso do editor de consultas (Power Query) para casos em que seja preciso manipular os dados, seja dividir, unir, transformar, extrair informações de colunas, isto tudo para deixar do seu jeito e para facilitar o uso. É fato que não há outra forma quando trabalhamos com dados exportados de algum banco de dados para TXT, CSV ou JSON. Mas, lembre-se que via de regra, quanto mais mastigado os dados chegarem no Power BI, mais fácil será a criação dos relatórios e a performance.

Pense numa base de informações gigantesca onde o dado já vem pronto ou ainda é preciso manipular o dado, o que será mais rápido? Mas isto você só saberá com a experiência.

Posso criar fórmulas no Power BI assim como faço no MS-Excel?

Basicamente sim, mas no Power BI você tem o conceito de fórmulas que podem ser usadas em novas colunas ou em novas medidas. O melhor guia de fórmulas é este https://dax.guide/ , o qual chamamos de DAX (Data Analysis Expressions), você monta uma fórmula no editor do Power BI, há o intellisense para ajuda-lo no preenchimento, e é possível ainda programar dentro das fórmulas, por exemplo criar variáveis, usar o IF, SWITCH, etc. Costumo dizer aos alunos que DAX é uma questão de tempo para você precisar e dominar.

Tipos de objetos do Power BI

Já na parte de recursos visuais de relatórios, ou seja, tipo de objetos gráficos, você pode escolher os instalados com a ferramenta, ou caso precise, fazer download diretamente da galeria do Marketplace, tudo gratuitamente. Isto tornará o visual do relatório fantástico, e claro que com a experiência do uso, saberá qual objeto melhor expressa tal informação. No Marketplace há mais de 100 objetos disponíveis, desde filtros, KPIs, editores, mapas, medidores, etc.

Galeria de objetos gráficos

Veja um exemplo de relatório com diversos objetos gráficos.

Tipos de objetos gráficos

Como atualizo os dados no Power BI?

Se você está usando o Power BI Desktop, basta clicar no botão Atualizar e pronto, os dados são lidos diretamente da fonte de dados. Caso o relatório estiver publicado na nuvem, você terá que instalar e configurar o que chamamos de Gateway, que é um serviço que fará a ponte entre a sua fonte de dados local ou online com o relatório publicado na nuvem. Estas atualizações podem ser agendadas para até 8 vezes por dia.

Cabe ressaltar que muitos recursos do Power BI como publicar na nuvem, criar Workspaces, configurar Gateway, compartilhar entre outros membros do time, entre outros, é preciso ter assinatura PRO (professional), que custa apenas USD 9,99/mês por usuário. Para o que a ferramenta oferece em relação à outras no mercado, é praticamente gratuito.

Conclusão

Aprender uma ferramenta nova de relatório é o melhor caminho para mostrar bons resultados de forma interativa, e poder visualizar o resultado imediatamente durante a criação dos gráficos é fundamental para produtividade e entendimento das análises.

Para aprender dicas e truques do Power BI, visite o meu canal no youtbe (https://www.youtube.com/channel/UCG5U5uR9M_hq_i7nB0jCLbQ), há uma playlist de Power BI com mais de 56 vídeos rápidos com dicas e truques.

Boa sorte, sucesso nos projetos e se precisar treinar o seu time, fale comigo rehaddad@msn.com

--

--

Renato Haddad
Renato Haddad

Written by Renato Haddad

Renato é Microsoft Most Valuable Professional, apaixonado por Power BI, AI, VS 2019, ASP.NET, escritor, professor de Pós Graduação e velejador de Kitefoil

No responses yet